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Tutorial para solicitar Gratificação ou Vantagem Art.133
O que é
A incorporação de décimos é o direito do servidor público de incorporar aos seus vencimentos vantagens adquiridas durante o exercício, a qualquer título, de cargos ou funções que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular ou função para o qual foi admitido. Esse benefício está assegurado pelo Artigo 133 da Constituição do Estado de São Paulo, que regulamenta a incorporação dessas vantagens, respeitando o limite estabelecido até a promulgação da Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019.
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- Qualquer servidor público, ativo ou aposentado, que tenha exercido cargos ou funções
com gratificaçãoe contabilize no mínimo 5 anos de efetivo exercício; - A incorporação será calculada na proporção de 1/10 (um décimo) do valor da vantagem para cada ano de percepção, até o limite máximo de 10/10 (dez décimos);
- Para completar um décimo, podem ser somados períodos distintos referentes a cargos ou funções diferentes, considerando-se sempre o cargo que resultar na menor diferença a ser incorporada.
- Artigo 133 da Constituição Estadual de São Paulo;
- Decreto nº 35.200, de 1992, que regulamenta o dispositivo constitucional;
- Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019.
1. Na página inicial da plataforma, clique no menu “Serviços”, localize o menu “ver tudo” e procure pelo menu “Incorporação de Décimos”.
2. Selecione “Gratificação ou Vantagem Art.133". Será exibida uma breve descrição do serviço. Seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente.
3. Preencha as seguintes informações:
- Sua unidade atual;
- O cargo/atividade/função/emprego público relacionado à incorporação;
- Anexe a certidão de incorporação (caso emitida pelo seu órgão ou por outro).
Clique em "Prosseguir". Sua solicitação será encaminhada com sucesso à área de Gestão de Pessoas.
4. Para acompanhar, volte à página inicial do aplicativo, acesse a Central de Atividades e clique em “Minhas Solicitações" e selecione a solicitação desejada.
5. Na tela da solicitação, você poderá visualizar os anexos enviados, verificar o status da solicitação e consultar o documento em PDF gerado com assinatura digital via gov.br.
💡 Dica: antes de enviar sua solicitação, verifique se seus dados estão corretos e atualizados. Isso ajuda a evitar devoluções e agiliza o processamento da sua gratificação.
1. Na página inicial do sistema, clique no menu “Gestão de Pessoas” e, na lista de serviços, localize a opção “Incorporação de Décimos”.
2. Serão exibidas as opções relacionadas à incorporação de décimos. Selecione “Gratificação ou Vantagem Art. 133”.
3. Ao abrir a solicitação, seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Preencha todos os campos obrigatórios (marcados com *), selecione a sua unidade atual, anexe os documentos necessários para requerer a solicitação e clique em “Prosseguir”, localizado no canto direito do formulário.
4. Após o envio da solicitação, será exibida a tela com o número da solicitação, a descrição do serviço e os dados do solicitante.
5. Para acompanhar o andamento da solicitação, role até o final da tela e clique em “Atividade” para visualizar a linha do tempo.
6. Na aba “Anexos”, você poderá baixar o documento gerado com assinatura digital, via gov.br.
💡 Dica: antes de enviar sua solicitação, confira todos os dados preenchidos e certifique-se de anexar os documentos corretos. Informações completas agilizam a análise e evitam atrasos no processo.