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Topo e base

Termos de Uso - SOU.SP.GOV.BR

1. Introdução

Este documento apresenta as regras de uso do serviço SOU.SP.GOV.BR, incluindo:

  • Funcionamento e regras do serviço;

  • Arcabouço legal aplicável;

  • Responsabilidades do usuário;

  • Responsabilidades da Administração Pública;

  • Canais de contato;

  • Foro competente em caso de reclamações.

As regras de tratamento de dados pessoais estão descritas na Política de Privacidade.


2. Aceitação

Ao utilizar o SOU.SP.GOV.BR, o usuário declara que leu, compreendeu e concorda com os Termos de Uso e a Política de Privacidade.


3. Definições

  • Dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

  • Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais.

  • Controlador: responsável pelas decisões sobre o tratamento dos dados pessoais.

  • Operador: quem realiza o tratamento de dados em nome do controlador.

  • Encarregado (DPO): canal de comunicação entre controlador, titulares e ANPD.

  • Agentes de tratamento: controlador e operador.

  • Tratamento: qualquer operação com dados pessoais (coleta, uso, armazenamento etc.).

  • Uso compartilhado de dados: comunicação ou transferência de dados entre órgãos públicos e/ou privados autorizados.

  • Usuário: toda pessoa natural que utilizar o serviço SOU.SP.GOV.BR.


4. Descrição do Serviço

O SOU.SP.GOV.BR permite que servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado de São Paulo:

  • Acessem informações cadastrais e financeiras;

  • Consultem a folha de pagamento;

  • Realizem serviços digitais relacionados a seus direitos.


5. Agentes de Tratamento

  • Controlador: Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital.

  • Operador: Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP).

  • Encarregado (DPO):

    • Nome: Valmir Gomes Dias

    • Órgão: Controladoria Geral do Estado

    • E-mail: epdp@sp.gov.br


6. Legislação Aplicável

Este serviço observa, entre outras, as seguintes normas:

  • Lei nº 12.965/2014 – Marco Civil da Internet;

  • Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação;

  • Lei nº 13.460/2017 – Defesa dos direitos do usuário de serviços públicos;

  • Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

  • Decretos federais e estaduais relacionados à segurança da informação e proteção de dados.


7. Direitos do Usuário

De acordo com a LGPD, o usuário tem direito a:

  • Confirmação e acesso: saber se seus dados são tratados e acessá-los;

  • Retificação: corrigir dados incompletos ou desatualizados;

  • Limitação do tratamento: solicitar a eliminação de dados excessivos;

  • Oposição: contestar o uso de dados em determinadas situações;

  • Portabilidade: transferir seus dados a outro fornecedor;

  • Revisão de decisões automatizadas: contestar decisões feitas apenas por sistemas.

Também possui direito a informações sobre:

  • Entidades com quem seus dados são compartilhados;

  • Possibilidade de negar consentimento e suas consequências;

  • Obtenção de cópia integral de seus dados pessoais.


8. Obrigações do Usuário

O usuário deve:

  • Fornecer informações verdadeiras e atualizadas;

  • Usar apenas seus próprios dados, não de terceiros;

  • Manter sigilo da senha de acesso;

  • Não inserir dados em campos não destinados a esse fim;

  • Reparar danos causados à Administração Pública, a outros usuários ou a terceiros pelo mau uso do serviço.


9. Responsabilidades da Administração Pública

A Administração Pública compromete-se a:

  • Cumprir a legislação aplicável;

  • Proteger os dados pessoais dos usuários com medidas de segurança;

  • Divulgar informações de interesse público de forma acessível;

  • Compartilhar dados somente quando necessário para cumprir obrigações legais.

Canais de Atendimento:


Política de Privacidade

1. Princípios da LGPD

O tratamento de dados pessoais no SOU.SP.GOV.BR observa os princípios de:

  • Finalidade;

  • Adequação;

  • Necessidade;

  • Livre acesso;

  • Qualidade dos dados;

  • Transparência;

  • Segurança;

  • Prevenção;

  • Não discriminação;

  • Responsabilização e prestação de contas.


2. Dados Tratados

O serviço poderá tratar os seguintes dados:

  • Dados pessoais: nome, CPF, endereço, telefone, e-mail, RG, sexo, estado civil, nacionalidade, escolaridade, dados financeiros (contracheque), entre outros.

  • Dados sensíveis: saúde, origem racial ou étnica, dados biométricos.

  • Dados funcionais: órgão de vínculo, afastamentos, atestados médicos.


3. Compartilhamento de Dados

Os dados poderão ser compartilhados com:

  • PRODESP (operacionalização do serviço);

  • Órgãos públicos, para cumprimento de obrigações legais;

  • Entidades parceiras em convênios e políticas públicas.


4. Segurança

  • Uso de criptografia e medidas técnicas para proteção dos dados;

  • Monitoramento de acessos não autorizados;

  • Comunicação imediata em caso de violação de segurança que possa causar riscos ao usuário.


5. Atualizações da Política

  • Última atualização: 26/03/2024.

  • O SOU.SP.GOV.BR poderá modificar esta Política a qualquer momento, especialmente para adequações legais ou de serviços.

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