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Topo e base

Tutorial para informar Ausência Médica

O que é

O serviço de Ausência Médica permite que o servidor público estadual registre, de forma digital, afastamentos por motivo de saúde próprios ou de familiares, anexando atestados e demais documentos diretamente no SOU.SP.
O registro é enviado para análise pela unidade responsável e, quando necessário, possibilita o agendamento de perícia médica presencial, hospitalar ou domiciliar.

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  • Servidores públicos estaduais com atestado médico válido, próprio ou de familiar (cônjuge, companheiro ou parente até segundo grau);
  • É necessário informar todos os dados exigidos e anexar a documentação comprobatória no formato solicitado;
  • O prazo máximo de afastamento informado é de até 90 dias, exceto em casos de perícia domiciliar ou hospitalar.

💡 Dicas:

  • Informe corretamente o código CID, dados do profissional de saúde e a relação do afastamento;
  • Se não autorizar o acesso da unidade ao conteúdo do atestado, a dispensa de perícia poderá não ser concedida;
  • Anexe todos os documentos necessários, como comprovante de internação, quando aplicável;
  • Para afastamentos com internação, acamamento ou fora do município, marque as opções correspondentes e informe a cidade e endereço.
  • Decreto nº 69.234, de 23 de dezembro de 2024;
  • Resolução SGGD nº 3, de 05 de fevereiro de 2025 - Readaptação Funcional e Aposentadoria por Incapacidade Permanente;
  • Resolução SGGD nº 4, de 12 de fevereiro de 2025 - Avaliação Biopsicossocial para Servidores com Deficiência;
  • Resolução SGGD nº 8, de 10 de março de 2025 - Acidente de Trabalho.

1. Na tela inicial da plataforma, clique no menu “Serviços” e selecione o grupo “Ausência Médica”. Clique na opção "Informar Ausência Médica".


2. Preencha o formulário com os seguintes dados: 

  • Data de emissão do atestado, não podendo ser data futura
  • Número de dias de afastamento (ou marque “Sem previsão de alta”, nos casos de servidor internado), com limite de 90 dias exceto no caso de internação hospitalar ou perícia domiciliar
  • Código CID que consta no seu atestado (X999); 
  • Autorização (ou não) para que a Unidade Administrativa tenha acesso ao conteúdo do atestado. 

⚠️ Se você não autorizar o acesso, sua unidade pode não conseguir dispensar a perícia, mesmo que haja previsão legal. 


3. Preencha os campos referentes ao profissional emissor do atestado: 

  • Conselho regional (CRM ou CRO); 
  • Número de registro e UF; 
  • Nome do profissional. 

Preencha também os dados relacionados à pessoa afastada, indicando: 

  • Se a ausência é sua ou de um familiar (cônjuge ou companheiro e parentes até segundo grau); 
  • Seu telefone de contato; 
  • Se o órgão de origem é o DETRAN; 
  • Se há relação com acidente de trabalho ou doença ocupacional (obrigatória a realização de perícia médica). 

⚠️ Se estiver internado, acamado ou fora do município de exercício, marque as opções correspondentes e informe a cidade e dados de endereço (no caso de internação ou perícia em domicílio).


4. Após fornecer as informações necessárias, anexe os documentos comprobatórios: 

  • Atestado médico (documento obrigatório); 
  • Comprovante de internação, se houver; 
  • Atestado de saúde, se houver. 

Em seguida: 

  • Escolha a unidade responsável pela análise; 
  • Se habilitado, agende a perícia médica, selecionando clínica, data e horário disponíveis. 

Em alguns casos, será exibido apenas o número do protocolo SOU.SP. Nesses casos, entre em contato com sua unidade de lotação. 

Após o envio, você verá a mensagem de confirmação do registro. Acompanhe tudo pelo SOU.SP, no serviço: “Histórico de Ausência Médica”.


📌 Importante! No caso de solicitação de perícia domiciliar ou fora da sede de exercício, o servidor receberá as informações do agendamento via Central de Atendimento. No caso de perícia hospitalar, o servidor deve acompanhar as publicações em Diário Oficial. 

1. Acesse a plataforma 

Na tela inicial do SOU.SP, clique no menu “Gestão de Pessoas” e selecione o grupo “Ausência Médica”. 

  


2. Escolha o serviço 

Na próxima tela, selecione o serviço “Informar Ausência Médica”. 

  


3. Preencha os dados principais. Informe: 

  • Data do atestado 
  • Número de dias de afastamento (ou marque “Sem previsão de alta”, se for o caso) 
  • Código CID 

Depois, escolha se autoriza ou não o acesso da sua Unidade Administrativa ao conteúdo do atestado. 

📌 Importante: Se você não autorizar o acesso, sua unidade pode não conseguir dispensar a perícia, mesmo que você tenha esse direito. 

  


4. Dados do profissional. Informe os dados de quem emitiu o atestado: 

  • Conselho Regional (CRM ou CRO) 
  • Número do registro com UF 
  • Nome completo do profissional 

  


5. Dados adicionais. Informe: 

  • Se o afastamento é seu ou de um familiar 
  • Seus contatos 
  • Se o órgão de origem é o DETRAN 
  • Se há relação com acidente de trabalho ou doença ocupacional 

  


6. Situações especiais. Se estiver internado, acamado ou fora do município, marque: 

  • “Necessidade de perícia hospitalar ou domiciliar?” 
  • Município 

📌 Lembre-se: nesses casos, anexe documentos que comprovem a condição. 

  


7. Anexos e agendamento 

  • Anexe o atestado médico e demais documentos necessários 
  • Selecione a Unidade responsável 
  • Se habilitado, agende a perícia (clínica, data e horário) 

🔎 Observação: Em alguns casos, será exibido apenas o número do protocolo SOU.SP. Nesses casos, entre em contato com sua unidade de lotação. 

  


8. Finalização. Sua ausência médica foi registrada com sucesso! 
 Acompanhe tudo pelo SOU.SP, no serviço: “Histórico de Ausência Médica”.

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