Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Tutorial para Verificar Pagamento
A verificação de pagamento é o procedimento que permite ao servidor público solicitar a análise de inconsistências ou divergências nos valores creditados em sua remuneração, com o objetivo de corrigir eventuais erros ou complementações de valores devidos.
-
Qualquer servidor público estadual, independentemente do regime jurídico (estatutário, celetista ou contratado), que identifique diferença nos valores recebidos, como vencimentos, gratificações, descontos indevidos ou ausência de créditos;
-
A solicitação deve ser feita diretamente à unidade de recursos humanos do órgão de lotação, acompanhada da documentação que comprove ou justifique a divergência apontada.
Instrução DDP-G nº 013, de 2000.
1. Na página inicial da plataforma, clique no menu “Serviços”. No canto superior direito, selecione “Ver tudo” e localize o menu “Pagamento”.
2. Selecione a opção “Verificar pagamento”. Você verá uma breve descrição do serviço, com as condições para solicitação. Seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Prencha:
- O mês de referência;
- Sua unidade atual;
3. Preencha também os campos obrigatórios:
- Descreva de forma clara a reclamação relacionada ao pagamento;
- Anexe documento comprobatório (ex.: contracheque, extrato bancário etc.).
Clique em “Prosseguir”. Sua solicitação será enviada com sucesso à área de Gestão de Pessoas.
4. Para acompanhar, volte à página inicial da plataforma, acesse a Central de Atividades, clique em “Minhas Solicitações” e selecione a solicitação desejada.
5. Nesta tela é possível, visualizar os anexos encaminhados, o status e o PDF gerado com assinatura digital via gov.br da solicitação.
💡 Dica: descreva o problema de forma objetiva e anexe documentos legíveis. Isso facilita a análise e agiliza a resposta da área de gestão de pessoas.
1. Na página inicial do sistema, clique no menu “Gestão de Pessoas”. Em seguida, localize e selecione a opção “Pagamento” na lista de serviços disponíveis.
2. Será apresentada a lista de serviços relacionados a pagamento. Selecione a opção “Verificar Pagamento”.
3. Na tela da solicitação, seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Preencha os campos obrigatórios:
- Informe o mês de referência;
- Selecione a sua unidade atual;
- Descreva com clareza o problema identificado no pagamento;
Anexe documentos comprobatórios, como contracheque, extrato bancário ou outro que julgar necessário. Clique em “Prosseguir”, no canto direito do formulário, para concluir o envio.
4. Após o envio, será exibida uma tela com o número da solicitação, a descrição do serviço e os dados do solicitante.
5. Para acompanhar o andamento, role até o final da tela e clique em “Atividade” para visualizar a linha do tempo da solicitação.
6. Na aba “Anexos”, você poderá fazer o download do documento gerado com assinatura digital, via gov.br.
💡 Dica: para agilizar a análise da sua solicitação, seja objetivo na descrição do problema e garanta que os documentos estejam legíveis e completos. Isso facilita o trabalho da área de Gestão de Pessoas e evita pendências.