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Topo e base

Tutorial para consultar Ficha de Frequência

O que é

O serviço de Ficha de Frequência permite que o servidor consulte seus registros de ponto, informe ausências ou ocorrências e envie sua frequência para validação pelo gestor imediato

Essa funcionalidade substitui os registros manuais em papel, oferecendo mais agilidade, transparência e segurança no controle da jornada de trabalho.

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  • Servidores públicos estaduais com acesso ao sistema SOU Gestão de Pessoas;
  • É necessário login Gov.br no portal ou aplicativo SOU.SP.GOV.BR.

💡 Dicas:

  • Fique atento à data limite de envio da ficha, destacada em vermelho no sistema;
  • É possível registrar ausências e ocorrências apenas em dias já passados;
  • Ao ajustar um ponto rejeitado, use a opção “Ausência/Ocorrência” e reenvie para validação;
  • Você pode enviar a frequência dia a dia ou todo o período de uma vez;
  • Após o envio, o status da ficha muda para “Enviado” e seguirá para análise do superior imediato.

1. Na página inicial do aplicativo, clique no menu Frequência. Escolha a opção “Ficha de frequência”. 


2. Na tela, clique em “Período atual” para consultar as fichas de outros períodos. 

Caso precise fazer alguma alteração para marcar ausência ou ocorrência na data, clique nos três pontos ao lado da data.  


3. Aparecerá o botão “Ausência/Ocorrência”. Ao clicar nele, clique em adicionar e abrirá uma tela de preenchimento. Clique no horário que deseja alterar e preencha as informações como: horário, tipo de ausência e demais observações, se necessário.


4. Caso seja necessário, anexe arquivos que comprovem a razão da sua ausência/ocorrência. Clique em enviar e a tela será carregada com as alterações colocadas. Qualquer situação informada será direcionada para o superior imediato para anuência e aprovação


5. Voltando ao início da tela de consulta, haverá a data limite para encaminhamento da ficha de frequência. Para encaminhar para validação, clique em “Selecionar tudo” e posteriormente em “Enviar para validação”.


💡 Dica: Acompanhe o prazo de envio da ficha exibido na parte superior da tela. O não envio dentro do período pode impactar no fechamento da folha de pagamento.

1. Na tela inicial, clique em “Gestão de Pessoas” > “Frequência” > “Ficha de Frequência”

Você será direcionado à tela “Consultar Registro de Ponto”, onde todos os registros estarão disponíveis. 


2. Na tela de Consulta de Registro de Ponto, você poderá acompanhar o andamento por meio do campo Status, que pode indicar: 

  • Aguardando Envio 
  • Enviado 
  • Rejeitado 
  • Validação RH 

Atenção: Apenas dias passados podem ser editados com registro de ausência ou ocorrência. 

Para isso: 

  • Clique nos “3 pontos” na coluna Detalhes.


3. Para informar Ausência/Ocorrência, clique nos 3 pontos na coluna Detalhes e selecione “Ausência/Ocorrência”. 

  • Um pop-up será aberto com informações do dia. 

  • Clique em Adicionar, preencha os campos obrigatórios e clique em Enviar

  • O sistema retornará à tela principal, com o Status do dia como Aguardando Envio


4. Para enviar a Frequência ao Superior Imediato, você pode optar: 

  • Dia por dia: selecione o dia desejado no combo-box. 

  • Todo o período: selecione o combo-box ao lado da coluna “Data”. 

Após a seleção, clique em “Enviar para Validação”. 

  • O Status mudará de Aguardando Envio para Enviado. 

Atenção à Data Limite para envio, indicada em vermelho acima do botão "Enviar para Validação". 


5. Se algum dia da frequência for rejeitado, o status mudará de Enviado para Rejeitado


6. Quando rejeitada, os “3 pontos” na coluna Detalhes ficarão habilitados novamente

  • Faça o ajuste solicitado pelo Superior Imediato, registrando a Ausência/Ocorrência conforme necessário. 

  • Após o ajuste, clique em “Enviar para Validação” novamente. 

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