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Topo e base

Tutorial para solicitar Aposentadoria Voluntária

O que é

A aposentadoria voluntária é o procedimento que possibilita ao servidor público a transição para a inatividade, mediante o cumprimento dos requisitos legais previstos para concessão do benefício previdenciário. Esse processo formaliza o desligamento do servidor da atividade pública com o direito à aposentadoria.

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  • Servidores públicos estatutários e demais servidores que contribuem para o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de São Paulo (SPPREV)
  • Para solicitar a aposentadoria voluntária, é necessário ter realizado previamente a contagem de tempo para aposentadoria voluntária, a fim de comprovar o cumprimento dos requisitos legais; 
  • Constituição Federal de 1988, art. 40, §§ 1º, III e 3º, combinado com o art. 201, § 9º; 
  • Constituição do Estado de São Paulo de 1989; 
  • Lei Complementar Estadual nº 1.354, de 6 de março de 2020, art. 2º, inciso III. 

1. Na página inicial da plataforma, clique no menu “Serviços”, clique em “Aposentadoria” e localize “Aposentadoria Voluntária”.


2. Será exibida uma breve descrição do serviço. Seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Informe: 

  • Sua unidade atual
  • E-mail; 
  • Telefone. 

Anexe também os seguintes documentos: 

  • Cópia de RG e CPF
  • Comprovante de PIS/PASEP
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de Conta Corrente
  • Último demonstrativo de pagamento

Clique em “Prosseguir” para concluir o envio.


3. Sua solicitação será encaminhada com sucesso à área de Gestão de Pessoas. Para acompanhar, volte à página inicial do aplicativo, acesse a Central de Atividades e clique em “Minhas Solicitações". Selecione a sua solicitação de interesse.


4. Na tela da solicitação, você poderá visualizar os anexos enviados, verificar o status da solicitação e consultar o documento em PDF gerado com assinatura digital via gov.br.


💡 Dica: mantenha seus documentos atualizados e legíveis. Isso agiliza a análise e evita devolutivas pela equipe de gestão de pessoas. 

1. Na página inicial do sistema, clique no menu “Gestão de Pessoas” e, na lista de serviços, localize a opção “Aposentadoria”.


2. Serão exibidas as opções relacionadas à aposentadoria. Selecione “Aposentadoria Voluntária”.


3. Ao abrir a solicitação, seus dados cadastrais serão preenchidos automaticamente. Preencha todos os campos obrigatórios (marcados com *), selecione a sua unidade atual, anexe os documentos necessários e clique em “Prosseguir”, localizado no canto direito do formulário.


4. Após o envio da solicitação, será exibida a tela com o número da solicitação, a descrição do serviço e os dados do solicitante.


5. Para acompanhar o andamento da solicitação, role até o final da tela e clique em “Atividade” para visualizar a linha do tempo.


6. Na aba “Anexos”, você poderá baixar o documento gerado com assinatura digital, via gov.br.


💡 Dica: antes de enviar sua solicitação de aposentadoria voluntária, verifique atentamente os dados preenchidos e se todos os documentos exigidos foram anexados. Isso contribui para um processo mais rápido e sem pendências. 

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